top of page

Carol Descomplica: Super Licença, a CNH da F1

Por Caroline Politta


Para um piloto ser habilitado para guiar um carro de Fórmula 1 ele precisa da chamada Super Licença, que nada mais é que uma espécie de carteira de motorista específica para a categoria. Mas como ela realmente funciona, como conseguir e a regras eu vou falar um pouquinho mais nesse post.


Oscar Piastri Abu Dhabi 2021 / @ Prema Racing

Quais são os graus de licenças?

  • Super licença: obrigatória para o campeonato de Formula 1;

  • Grau A: necessário para todos os carros com a relação Peso/Potência menor ou igual a 1kg/hp (ex: F2);

  • Grau B: necessário para todos os carros com a relação Peso/Potência entre 1 e 2kg/hp (ex: F3);

  • Grau C: necessário para todos os carros com a relação Peso/Potência entre 2 e 3kg/hp (ex: FIA Autocross. Truck e Rallycross);

  • Grau R: válido para todas as competições de “estrada”;

  • Grau D: obrigatório para todos os carros com a relação Peso/Potência maior que 3kg/hp;

  • Grau FIA Junior-D: reservado exclusivamente para categorias juniores de carros como especificado pela FIA.


VeVettel com sua super licença 2006 / Reprodução Twitter

O que é a Super Licença?

Para o piloto ser apto a competir por uma equipe de F1 ele precisa ter uma licença, que nada mais é do que uma autorização ou uma “super CNH” fornecida pela FIA que demonstra que o piloto tem a capacidade mínima necessária para pilotar o carro.


Como o piloto consegue ela?

Primeiramente para ser digno de uma superlicença o piloto tem que ter ao menos 18 anos E ter a licença grau A da FIA. Existem vários graus de licença, cada uma da a permissão de dirigir um tipo de carro específico (parâmetros de velocidade máxima, potência, etc.).


O piloto precisa também cumprir pelo menos 80% de duas temporadas nas categorias que a FIA cita em seu regulamento (que são as mesmas que somam pontuação) e ter pontuado 40 pontos num período de 3 anos.


E como faz para pontuar?

Várias categorias estão na lista da FIA de aptas a pontuação para a superlicença entre elas F2, F3, FE, Indy, W Series, FIA WEC, DTM, Nascar, GT3 entre outras. Na imagem tem o exemplo de algumas categorias e suas respectivas pontuações.


Treinos livres na F1 pontuam com no máximo de 10 pontos (1 ponto por 100km), sendo que os pilotos precisam tirar uma superlicença específica para isto. Para essa licença especial o piloto precisa ter completado pelo menos 6 corridas de F2 ou ter acumulado 25 pontos nas outras categorias.


Além dos 40 pontos da superlicença ,o piloto precisa ter pelo menos pilotado por 300 km um carro da F1 em um período de 2 dias (normalmente acontece naquele evento de “novos pilotos” ou na pré-temporada) e fazer uma provinha teórica (bem estilo prova do DETRAN).



Tem período probatório?

Sim! Quando o piloto recebe a superlicença, ele passa por um período teste de um ano. Ou seja, a dona FIA pode tomar a superlicença do piloto a qualquer momento se ela achar que o piloto não está cumprindo o que é requerido.


E após esse ano? O piloto pode ser punido?

Pode, deve e a gente sempre discute sobre isso toda vez que alguém é punido. A FIA pode aplicar punição em forma de pontos, se somados 12 num período de um ano o piloto ganha uma corrida de suspensão. Nessa temporada vimos várias vezes pilotos tomando punições em pontos e multas em dinheiro, porém nenhum atingiu o máximo.



E quanto custa essa brincadeira?

Não se sabe ao certo, mas os boatos são que a superlicença custa por volta de 10 mil euros por ano. Na renovação são corados os pontos marcados no campeonato, também sem valores exatos, mas as fofocas dizem que é algo entre 1 e 2mil euros POR PONTO. (Que bom que Max e Lewis são ricos né?)

A luz verde simboliza que o piloto ainda não tem a SL / Reprodução Twitter

Bônus

Já repararam em algum treino livre ou teste o carro com uma luz verde acesa? Então ela serve para identificar que aquele piloto não possuiu superlicença ainda, é basicamente aquele adesivo de “autoescola”.




Teste de Jovens Pilotos

Aliás, como forma de obtenção da Super Licença está a obrigatoriedade de dirigir pelo 300km um carro de F1 e é no teste de jovens pilotos que normalmente essa quilometragem é percorrida. Nesse ano está acontecendo no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi nos dia 14 e 15 de dezembro.



Quem tiver interesse em ver o regulamento por completo só clicar aqui!

Esse conteúdo foi adaptado de uma thread do Twitter feita em parceria com o Estagiário da F1. (@EstagiariodaF1)


Dúvidas? Escreve para nós do Paddockando.


1.264 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page